#04 - Análise de músicas - Papercut

Por:Luiz Arcanjo


#04 - Análise de músicas - Papercut - Linkin Park



Linkin Park é uma banda de rock americana, formada em 1996 em Agoura Hills, Califórnia. Desde a sua formação, a banda já vendeu mais de 60 milhões de álbuns e ganhou dois Grammy Awards. Eles tiveram o sucesso alcançado em 2000, com o seu álbum de estreia, Hybrid Theory(Teoria Híbrida), que foi certificado pela RIAA(Recording Industry Association of America) como disco de diamante em 2005. O álbum seguinte, Meteora, continuou o sucesso da banda, com o topo no gráfico de álbuns Billboard 2000 em 2003, e foi seguido por um extenso trabalho de caridades e de turnês em todo o mundo. Em 2003, Linkin Park foi nomeada pela MTV2 a sexta maior banda da era de videoclipes e a terceira melhor do novo milênio atrás de Oasis e Coldplay.


Membros atuais
Mike Shinoda
Periodo: 1996–presente
Instrumentos: vocal, backing vocal, rapping, piano, guitarra, samples, teclado
Outros papéis: Produtor, músico
Brad Delson
Periodo: 1996–presente
Instrumentos: guitarra, baixo, backing vocal
Rob Bourdon
Periodo: 1996–presente
Instrumentos: bateria, percussão, backing vocal
Mr. Hahn
Periodo: 1996–presente
Instrumentos: turntables, programação, samples, backing vocal
Chester Bennington
Periodo: 1999–presente
Instrumentos: vocal principal, guitarra ritmica
Dave "Phoenix" Farrell
Periodo: 1996–1998, 1999, 2001–presente
Instruments: baixo, backing vocal


Curiosidades:


Chester Bennington, vocalista da banda, admitiu que já foi um alcoólico furioso e agressivo.Em entrevista à revista Kerrang, o cantor afirmava que agora abandonou o álcool depois de anos de comportamento excessivo como alcoólico.
Sobre sua sobriedade, Chester afirmou: “Eu agora não bebo. Escolhi estar sóbrio. Embebedei-me pela última vez há 6 anos. Não quero nunca mais ser aquela pessoa”. Bennington confessou ainda sobre a sua infância traumática vítima de abusos sexuais quando tinha 7 anos. “Se olhar para trás quando era realmente jovem e quando fui molestado, para todas essas coisas horríveis que me rodeavam, eu tremo de medo”.
Bennington e Shinoda escreveram as letras das canções de Hybrid Theory baseado em outras demos feitas com o ex-integrante Mark WakefieldShinoda caracterizou as letras como interpretações de sentimentos, emoções de experiências universais, como “emoções de que você pode falar e pode pensar a respeito”. Bennington descreveu o processo de composição do álbum para a revista Rolling Stone em 2002:

É facil cair naquela cilada — "pobre de mim, pobre de mim", é daí que canções como "Crawling" vem: Eu não posso me aguentar. Canções como essa falam sobre assumir a responsabilidade pela sua situação. Em "Crawling", eu não falo "você" em nenhum momento. É sobre eu ser o motivo de estar como estou. Tem alguma coisa que me agarra e me puxa para baixo.

Análises da música - Papercut (Corte de Papel)



Letra

Por que hoje parece está somente de noite?
Alguma coisa aqui não está certa hoje.
Por que estou tão fechado hoje?
Paranóia de tudo o que passou
Eu não sei o que me estressou primeiro
Ou como a pressão foi alimentado
Mas eu sei exatamente o que se sente
Para ter uma voz no fundo da minha cabeça
Como uma face que eu mantenho dentro
Uma face que acorda quando eu fecho meus olhos
Uma face em cada vez que eu minta
Um rosto que ri cada vez que eu caio
( E assite tudo )
Então eu sei quando é a hora de afundar ou nadar
Esse rosto interior está me escutando
À direita sob a minha pele

O personagem nota que há algo ruim dentro dele, que parece ser um lado bastante obscuro e percebe, sentir ódio de alguma coisa que foi se acumulando durante o tempo. Acredita que o seu outro EU,é como se fosse o oposto(um lado obscuro), e que está falando na sua cabeça pra deixa-lo paranóico. 

É como se  estivesse paranóico, olhando para minhas costas
É como um furacão dentro da minha cabeça
É como se eu não pudesse parar o que eu escuto por dentro
É como se o rosto interior está bem debaixo da minha pele

Basicamente, ele tem medo do que sua face( a ruim) possa obter controle total e está chegando à conclusão de que... A voz é realmente o seu EU verdadeiro .

Eu sei que eu tenho um rosto em mim
Chama a atenção para todos os meus erros para me
Você tem um cara no interior também e
Os seus paranóia de provavelmente piores
Eu não sei o que me partiu primeiro
Mas eu sei o que eu não suporto
Todo mundo age como o fato da questão é
Eu não posso adicionar até o que você pode, mas
Todo mundo tem um rosto que eles mantêm no interior
Um cara que acorda quando eu fecho meus olhos
Um rosto relógios cada vez que eles mentem
Um rosto que ri cada vez que eles caem
(E assiste tudo)
Então você sabe que quando é hora de afundar ou nadar
Esse rosto interior está assistindo você também
Direito dentro de sua pele

O personagem, agora sabe que o lado negro dentro de si, é o seu verdadeiro EU e está começando a aceitar o que ele é. Também começa a ver que todos, tem um lado verdadeiro mas não mostram, e talvez, suas paranoias(dos outros) podem ser pior do que a dele. O personagem, odeia o fato de todo mundo acreditar, que ele não pode ser uma pessoa boa (provavelmente é por isso, que ele estava chateado no primeiro verso). Então, sabe que todas as pessoas têm as suas próprias faces verdadeiras,mas que criam suas próprias opiniões "verdadeiras" sobre si mesmos e sobre os outros.


É como se eu estivesse paranóico olhando para minhas costas
É como um furacão dentro da minha cabeça
É como se eu não pudesse parar o que eu escuto por dentro
É como se o rosto interior está bem debaixo da minha pele

O rosto interior está bem debaixo da sua pele 

O sol se põe
Eu sinto a luz me trair
O sol se põe
Eu sinto a luz me trair

O sol
Eu sinto a luz me trair
O sol
Eu sinto a luz me trair

O resto da música é apenas o refrão, mas esta adição ao coro é importante, porque ele sente que agora,  conhece o seu verdadeiro EU,  que mostra ser mal e de uma natureza sombria, com isso, se sente traído pela boa imagem do que ele acreditava. A luz do sol que pensou que estava lá, nunca foi verdadeira, era apenas uma ilusão da escuridão da noite o tempo todo. 

É como se eu estivesse paranóico olhando para minhas costas
É como um furacão dentro da minha cabeça
É como se eu não pudesse parar o que eu escuto por dentro
É como se o rosto interior está bem debaixo da minha pele

É como se eu estivesse paranóico olhando para minhas costas
É como um furacão dentro da minha cabeça
É como se eu não pudesse parar o que eu escuto por dentro
É como se eu não pudesse parar o que eu escuto por dentro
É como se eu não pudesse parar o que eu escuto por dentro
É como se o rosto interior está bem debaixo da minha pele...



Segunda interpretação

A paranóia foi causada pela o julgamento da sociedade sobre um individuo. Não importa o que esse cara faça, ele está sendo vigiado e seus erros são apontados. "O sol" que "desce", são os amigos que o deixaram, ele não pode sentir a sua presença, de modo que paranóia fica pior para ele. E o que o segundo verso diz, é que ele não é a única pessoa com problemas no mundo. As pessoas são julgadas pela sociedade e são colocados para baixo,como aconteceu com ele.


Terceira interpretação


 "Paper cut" refere-se a picada física a partir de um corte de papel. No entanto, metaforicamente, isso descreve o sentimento de paranóia. O tema é baseado em medo. Mais uma vez, a ambiguidade parece sugerir uma sensação de alucinações e sensações bastantes elevadas. Essa idéia de alucinante presta-se a história de Chester do abuso de drogas.





É uma musica muito complexa(por isso, várias interpretações minhas), mas é só ler com bastante atenção a letra, que vocês entenderam... Obg e Até + !!!


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários
Obrigado pelo seu comentário