Por: Luiz Arcanjo
Qual a sua interpretação ?
#02 - Análise de músicas - A Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)
O Rappa é uma banda brasileira conhecida por suas letras bem elaboradas e socio-políticas, mostrando indignação sobre os assuntos. O seu ritmo não é exatamente definido, nem mesmo pela própria banda. Um de seus maiores sucessos, a canção "Pescador de Ilusões", composta pelo ex-baterista do grupo na época, Marcelo Yuka, tornou-se sucesso no CD que foi lançado. O mesmo feito de popularidade veio com a canção "Me Deixa", também de Yuka . Com suas letras sobre o impacto social e socio-políticas, como Pescador de Ilusões, A Feira , Minha Alma (A paz que eu não quero), O que sobrou do céu, entre outras canções.A Banda ,já vendeu contando com álbuns de video, singles, ao vivo , ep's , álbuns de estúdio e etc, mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.
Análise e interpretação
A música faz uma crítica ao comodismo da sociedade frente à violência e de não se expressarem.
"As grades do condomínio são para trazer proteção mas também, trazem a dúvida se não é você que está nessa prisão". As grades da casa trazem uma certa proteção, mas e aí: será que, não somos nós que estamos presos? Explicando melhor, montam "fortalezas" para terem segurança, mas não percebem que são elas que estão realmente aprisionadas.
“Paz sem voz, não é paz, é medo.” Os brasileiros vivem numa situação de comodismo, que segue os alienados, preferindo não se expressar sobre os problemas sociais, tendo receio de reações negativas, sendo, sociais e politicos. Querem viver em paz, mais não se manifestam.
“Novas drogas de aluguel”, refere-se as alienantes propagandas ( os “vídeos coagidos”), patrocinadas “alugadas” pelos sistemas de comunicações, para te dopar(drogar) e te anestesiar, o deixando acomodado com a falsa realidade, como ,problemas sociais (com a real situação ). E essa condição de conformismo, ("essa paz"), o compositor Yuka , não quer seguir admitindo!
Qual a sua interpretação ?