#07 - Análise de músicas: Surfando Karmas & DNA

Por:Luiz Arcanjo

#07 - Análise de músicas: Surfando Karmas & DNA - Engenheiros do Hawaii




Engenheiros do Hawaii é uma banda brasileira de rock, formada em 1984 na cidade de Porto Alegre por Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) , que alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. Antes de chegarem à sua formação atual, a banda passou por algumas mudanças de formação, sendo Gessinger o último integrante da formação original a permanecer na banda até a "pausa" ocorrida em 2008.
O nome da banda foi escolhido para satirizar alguns estudantes de engenharia que usavam bermuda de surfista.
O primeiro show da banda foi em 1985, seguidos de vários outros, realizados em palcos alternativos. No ano seguinte a banda grava seu primeiro álbum, “Longe Demais das Capitais”, marcado pelo sucesso das músicas “Sopa de Letrinhas”, “Segurança” e “Toda Forma de Poder” que foi tema da novela Hipertensão. O segundo disco, gravado em 1987, “A Revolta dos Dandis”, com influência do rock dos anos 60, levou a banda a ter reconhecimento nacional.
Um trabalho marcante da banda foi o álbum “O Papa é Pop”, lançado em 1990, onde teve destaque a música título e o hit “Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”. A consagração do grupo veio em 1991, no Rock in Rio II, onde receberam elogios do New York Times.
Em 1993 a banda inicia sua primeira excursão pelo Japão e Estados Unidos, porém no mesmo ano, depois de disputas a banda se desentende. Em 2004, se dedica a shows e gravações acústicas.
A banda passou por várias formações ao longo de sua carreira e em 2008 resolveu dar um tempo ao grupo. O único integrante que esteve em todas as formações foi Humberto Gessinger.



Análise e letra da música: Surfando Karmas & DNA 



Letra


Quantas vezes eu estive
cara à cara com a pior metade?
A lembrança no espelho,
a esperança na outra margem

Quantas vezes a gente sobrevive
à hora da verdade?
Na falta de algo melhor
nunca me faltou coragem

Se eu soubesse antes o que sei agora
erraria tudo exatamente igual...

Tenho vivido um dia por semana
acaba a grana, mês ainda tem
Sem passado nem futuro,
eu vivo um dia de cada vez

Quantas vezes eu estive
cara à cara com a pior metade?
Quantas vezes a gente sobrevive
à hora da verdade?

Se eu soubesse antes o que sei agora
iria embora antes do final...

Surfando karmas e DNA
eu não quero ter o que eu não tenho
não tenho medo de errar!

Surfando karmas e DNA
não quero ser o que eu não sou
eu não sou maior que o mar...

Surfando karmas e DNA...
na falta do que fazer, inventei a minha liberdade!!

Surfando karmas e DNA
não quero ter o que eu não tenho
não tenho medo de errar

Surfando karmas e DNA
não quero ser o que eu não sou
eu não sou maior que o maaaaaaar...
ô...ô ô

Análise e interpretação


Bom, como os próprios integrantes do grupo disseram : O Karma, é o conjunto de ações dos homens e suas conseqüências. DNA é uma substância química envolvida na transmissão de caracteres hereditários.
Surfando Karmas e DNA, significa que
 os Karmas, são passados hereditariamente de forma que não se pode mais fugir deles, porque ficaram integrados no DNA. Um atitude tomada que traz consequências para a vida inteira, e mais que isso, trará consequências para suas gerações seguintes. 
"Não quero ter o que eu não tenho" e "Não quero ser o que eu não sou." É uma sociedade que se corrompe cada vez mais, que joga tudo fora,totalmente capitalista e voltada totalmente para o individualismo. Uma grande crítica ao homem atual é bem colocada na música,mostrando que desde 2002, vem martelando (incomodando) na cabeça das pessoas. Mas mesmo que realmente entendessem o verdadeiro significado da expressão... Nada mudaria ! Pois essa forma fria de pensar no mundo, já foi passado a nós, de geração em geração, e agora nos resta aturar os carmas do passado.



Obs: Como essa, as anteriores e as próximas... São minhas interpretações, ok ? Obg e até mais !  

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
3 Comentários

3 comentários

Clique aqui para comentários
25 de setembro de 2020 às 23:15 ×

Caramba, conseguir pegar o sentido das coisas que esse homem escreve é uma árdua tarefa, mas compensa e muito. Com certeza é o melhor letrista do Brasil e um dos melhores do mundo.

Responder
avatar
Unknown
admin
29 de dezembro de 2020 às 22:31 ×

Eu concordo plenamente, uma mente incrível do Humberto Gessinger.

Responder
avatar
Unknown
admin
13 de março de 2022 às 16:14 ×

Nossa perfeito somos condicionados porem podemos surfar e em cada onda encontrar um equilibrio...e não se deixar determinar..

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário